Texto contando um pouco sobre os projetos ATFAGO…..
A Associação de Terapia Familiar de Goiás – ATFAGO, regional afiliada à Associação Brasileira de Terapia Familiar – ABRATEF, em Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás – TJGO, pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC, seguindo as recomendações do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e com apoio do Instituto Brasileiro de Direito de Família Seção Goiás – IBDFAM/GO, realiza as Oficinas de Parentalidade desde 2013 e, a partir de 2023, também em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Escola Superior de Advocacia de Goiás – OAB-ESA/GO.
As Oficinas de Parentalidade são destinadas a pais, cuidadores e familiares de crianças/adolescentes envolvidos em conflitos jurídicos, bem como a operadores do Direito de Família, educadores, psicólogos, acadêmicos e demais pessoas interessadas nesta temática, cuja finalidade é difundir uma cultura de paz acerca das situações de conflitos advindos com o término de um relacionamento afetivo, minimizando as consequências desastrosas para os filhos e para os próprios pais e familiares.
As oficinas acontecem na primeira segunda-feira de cada mês, das 08:00 às 12:00 horas no auditório do TJGO, localizado na Avenida Assis Chateaubriand nº 195 Setor Oeste, são isentas de qualquer custo e, ao final, os participantes que precisarem receberão declaração de comparecimento.
As oficinas são conduzidas por Terapeutas de Famílias associados da ATFAGO, sendo três os critérios necessários aos oficineiros:
- ser associado titular da ATFAGO – Terapeuta de Famílias;
- conhecer o material elaborado pelo CNJ para realizar as oficinas – capacitação oferecida pela(o) Presidente da ATFAGO;
- participar de uma oficina ministrada por um oficineiro já habilitado.
Para maiores informações, entrar em contato pelo e-mail atfago@gmail.com ou pelo WhatsApp: (62) 99910-0801.
Veja fotos deste projeto em nossa Galeria de Fotos – Clique aqui
Apoio:

TJGO é vencedor do “Conciliar é Legal” com Roda de Conversa sobre Famílias
A Associação de Terapia Familiar de Goiás – ATFAGO, regional afiliada à Associação Brasileira de Terapia Familiar – ABRATEF, em Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás – TJGO, pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC, realiza as Rodas de Conversa, uma metodologia das terapias de grupo e comunitárias, desde 2017 com apoio do IBDFAM Goiás.
Esta proposta reitera uma das premissas da ATFAGO, que é promover estudos e diálogos interdisciplinares, que abarcam temas da Terapia Familiar e do Direito acerca da compreensão e aprofundamentos sobre FAMÍLIAS. Em 2018 a Roda de Conversa recebeu o prêmio “Conciliar é Legal”.
De 2020 a 2022, em razão da pandemia, as Rodas não aconteceram e em abril de 2023, após novo Acordo de Cooperação Técnica, os encontros foram reiniciados na modalidade on-line, via plataforma Zoom,possibilitando espaço de trocas, reflexões e crescimento pessoal e coletivo. As Rodas acontecem às quartas quintas-feiras de cada mês, das 19h30 às 21h30, com um tema referente a uma Comissão do IBDFAM Goiás, que indica um participante para dialogar com um outro participante indicado pela ATFAGO, e posterior interação com o público.
As rodas têm sido fantásticas, com participação de pessoas de diferentes lugares no nosso Brasil e também de fora do país.
Todo mês é divulgada a programação e o link de acesso nas redes sociais da ATFAGO e do IBDFAM Goiás – @ibdfamgoias
Venha participar!!!!
Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail atfago@gmail.com ou pelo WhatsApp: (62) 99910-0801.
Veja fotos deste projeto em nossa Galeria de Fotos – Clique aqui
Apoio:
A ASSOCIAÇÃO DE TERAPIA FAMILIAR DE GOIÁS – ATFAGO, regional afiliada à Associação Brasileira de Terapia Familiar – ABRATEF, tem por missão desenvolver, divulgar e fortalecer a Terapia Familiar, no âmbito territorial de sua atuação, congregando profissionais de Terapia Familiar e das áreas biopsicossociais, que trabalham em diferentes contextos, com práticas familiares em diversas abordagens, visando o aprimoramento técnico-científico de seus associados e da sociedade, bem como desenvolvendo ações, projetos, programas e serviços de assistência terapêutica às famílias.
Neste sentido, no segundo semestre de 2022, a ATFAGO, a convite da nossa associada Professora Vera Morselli, PUC Goiás, criadora do Projeto Dialogando com Famílias, desenvolvido no ano 2000, propôs parceria junto ao CECOM para “recomeçar” o projeto, por meio da interação com grupos familiares, membros desta instituição, com a finalidade de conhecer e dialogar sobre assuntos referentes às relações familiares, levantando necessidades e propondo reflexões.
Importante considerar que família é um grupo de pessoas que compartilham circunstâncias históricas, culturais, sociais, econômicas e, em especial, afetivas, sendo o palco no qual se vive marcantes momentos e emoções intensas. Desta forma, seguindo a metodologia das terapias de grupos e comunitárias, pretende-se, a cada encontro, criar um espaço de conversação para trocas de experiências, no sentido de identificar, atribuir significados e ressignificar as condições vivenciadas por estes grupos e contribuir, enquanto facilitadores, para a recomposição da autoestima e da cidadania, reconhecendo-as como fatores de transformação das questões do cotidiano.
Os encontros acontecem em um sábado por mês, das 14:30 às 16:30 horas e são coordenados por Terapeutas Familiares associadas da ATFAGO, que desenvolvem as atividades com os grupos familiares, no Auditório do CECOM, situado na Rua 15 nº 293 Setor Santos Dumont, em três momentos: Aquecimento; Discussão; Conclusão.
Ao final, há um lanche compartilhado entre as famílias, a equipe do CECOM e as terapeutas.
Após o lanche, as terapeutas se reúnem com a equipe do CECOM para um diálogo interpessoal colaborativo, quando cada membro pode expor as suas ações, percepções e sentimentos referentes à atividade realizada e propor intervenções.
Veja fotos deste projeto em nossa Galeria de Fotos – Clique aqui
Apoio: